A Acupuntura na Fertilidade

Quando usada em conjunto com tratamentos de fertilidade ocidentais, a acupuntura aumenta a taxa de conceção em cerca de 26%. Um estudo recente da Universidade de Tel Aviv relata que ao combinar a Inseminação Intra Uterina com tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa, que 65,5 por cento do grupo de teste foi capaz de conceber, em comparação com 39,4 por cento do grupo controle, que não receberam tratamento fitoterapêutico ou de acupuntura.

A acupuntura pode aumentar a fertilidade porque reduz o stress, aumenta o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutivos e equilibra o sistema endócrino, de acordo com a revisão sistemática de vários outros estudos e pesquisas científicas.

Um dos mecanismos de ação de sucesso da acupuntura no tratamento da infertilidade é a redução do stress. Quando um ser humano está sob a ação do stress, o cortisol (hormona segregada pelas glândulas supra renais que interfere com os mecanismos do stress) interage, provocando alterações significativas a nível do equilíbrio neuro químico do cérebro, alterando, assim, os níveis hormonais, o que resulta numa deterioração do equilíbrio a nível da glândula pituitária que é chave para o ciclo reprodutivo. Devido ao delicado equilíbrio entre o hipotálamo, a pituitária e as glândulas reprodutivas, o stress é capaz de impedir uma mulher de ovular, podendo contribuir como uma das causas da infertilidade feminina.

O stress pode, também, gerar espasmos em ambas as trompas de Falópio e no útero, o que poderá interferir com a implantação de um ovo fertilizado. Nos homens, o stresse pode alterar a contagem de espermatozoides e a sua motilidade e é causa de impotência masculina assim como da disfunção erétil. A acupuntura administrada para o tratamento da infertilidade combate o stresse e reduz os efeitos do cortisol por libertação de endorfinas no cérebro.

A causa mais comum de infertilidade feminina é motivada por desequilíbrios da ovulação, em que a libertação de um óvulo maduro a partir do ovário é impedida, na generalidade, por causa de um desequilíbrio hormonal. Sem os níveis suficientes de progesterona, por exemplo, o feto é incapaz de se fixar no útero. Níveis elevados de prolactina, a hormona que estimula a produção de leite na mama, também, poderão ser uma das causas de anovulação.

Enquanto os medicamentos para a fertilidade comumente prescritos para as mulheres podem produzir uma taxa de gravidez 20 a 60 por cento, eles também podem incluir efeitos colaterais como dor abdominal, inchaço e retenção de líquidos, ganho de peso e náuseas. Alguns estudos mostram até que essa medicação pode estar na origem do cancro da mama.

O tratamento da infertilidade através da acupuntura, por outro lado, é desprovido de efeitos colaterais ao executar a mesma função que os tratamentos químicos ao estimular o hipotálamo para equilibrar eficazmente o sistema endócrino e as suas hormonas agindo diretamente na raiz das causas da infertilidade feminina, bem como na infertilidade masculina.

O objetivo de um tratamento de infertilidade na perspetiva da Medicina Chinesa não se coaduna apenas com o sucesso de uma gravidez, mas também na conceção de um bebé saudável.

FONTES

Estudo Universidade de Tel Aviv

http://www.pacificcollege.edu/news/blog/2015/04/17/how-does-acupuncture-fertility-work-increase-chance-conception-without-side#sthash.yjFCh9oM.dpuf

https://www.facebook.com/Acupuntura.PontaDelgada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *