Acupuntura para os pés

Você gostaria de encontrar algo que aliviasse as dores que você sente nos pés? Mas, aposto que você quer algo que não seja nenhum dos medicamentos comuns, não é? Saiba que isso existe. Trata-se da reconhecida técnica chinesa denominada Acupuntura. Já ouviu falar?

-Certamente que sim. É uma prática muito famosa. Muita gente tem se beneficiado dela como nova alternativa para seus males. Pois, fique sabendo que esta terapia que teve origem no Oriente, pode muito bem auxiliar no tratamento de seus pés doloridos. Continue lendo para descobrir como.

Acupuntura para os pés… E para todo o corpo

A acupuntura é método bastante eficaz. É baseada em conhecimentos milenares. É reconhecida pela OMS-Organização Mundial de Saúde, como um ramo da medicina, que pode auxiliar a ciência médica convencional.

O tratamento com esta técnica baseia-se em antiga crença chinesa que sugere como meio de tratamento o controle da energia corpórea para atuar como inibidor de várias doenças. Eles afirmam que a técnica libera substâncias químicas que interferem positivamente com o sistema nervoso, fazendo surgir melhoras em todo o corpo.

A base da acupuntura e os materiais que utiliza.

Esta ciência se baseia em algumas crenças do povo chinês. Parte do princípio que afirma que dentro de cada um de nós há o bem e o mal – Yin e Yang. Um dos objetivos desta ciência milenar é encontrar o equilíbrio entre estes dois lados.

A acupuntura otimiza o fluxo de energia corporal, utilizando agulhas finas metálicas que são inseridas em pontos estratégicos. Ah! Mas não se preocupe, pois as agulhas possuem a espessura dos poros de nossa pele, por isto não causam dores excessivas.

Acupuntura para os pés

A contribuição para a cura de muitas doenças é real. O tratamento de patologias dos pés não estão fora do âmbito desta técnica. Portanto, esta prática medicinal contempla também diversas formas para tratamento de doenças dos pés. Podemos citar como exemplos o alívio nos casos de dores nos pés e a ajuda no tratamento de Esporão e Fascite plantar.

Nestes casos de patologia dos pés, a Acupuntura atua aliviando os sintomas. O procedimento realiza-se através da inserção das agulhas, estimulando pontos que irão controlar a dor. A ação ocorre de dois jeitos:

  • Opióides – que age incitando a liberação de endorfinas.
  • Não-opióides – que inibe a dor bloqueando os neurônios transmissores.

Acupuntura para os pés- Esporão do calcâneo

Como é este tratamento do esporão calcâneo pela Acupuntura? O esporão calcâneo acontece quando uma formação óssea incomum surge no osso do calcanhar. É uma situação que concorre para o surgimento de muita dor.

Sendo este o maior osso que temos no pé, imagina o quanto angustiante deve ser esta dor! Os piores estágios dolorosos acontecem pela manhã e costumam restringir em muito a locomoção e as atividades cotidianas.

Como a acupuntura pode ajudar?

Quando o paciente chega é avaliado para encontrar o tratamento mais acertado. Neste momento é pensada também a forma de tratar. Na maior parte dos casos realiza-se a acupuntura com a inserção de agulhas. Pode também ser usada a técnica da moxabustão. Sabe o que é Isto?

Moxabustão

A Moxabustão é também um tipo de tratamento originado da tradição milenar da China. Porém, não utiliza agulhas no tratamento e sim pequenos bastões aquecidos para aplicar calor nos pontos meridianos do corpo. Os mesmos pontos da acupuntura.

Você de estar curioso para saber se esta técnica não queima a pele do doente, não é? Pois saiba que não há perigo algum, pois em nenhum momento os bastões tocam a pele. Na aplicação da moxabustão são usados bastões compostos por uma erva denominada Artemísia Vulgaris.

O acupunturista aproxima o bastão quente da pele do paciente suavemente. A proximidade e o tempo dependem também do quanto se tolera o calor. Este tratamento é realizado por profissional devidamente especializado tanto em Acupuntura quanto em Moxabustão.

Acupuntura para os pés – Fascite Plantar

A Fascite Plantar é uma infecção que ocorre na sola do pé, pertinho do calcanhar. Assim como o esporão causa muita dor. Há casos em que um esporão aparece junto com a Fascite plantar.   Esta patologia é resultado da sobrecarga que recai sobre a fáscia, tecido que ajuda na sustentação do arco do pé.

A fáscia plantar ampara o impacto do corpo sobre o chão, de forma que todo o peso deste incide sobre ela constantemente. Muitas vezes esta sobrecarga retorna resultados negativos e ocorre a Fascite plantar. Mas, a acupuntura reserva também para isto uma boa ajuda. Os tratamentos de Fascite podem portanto, serem potencializados com a ajuda da acupuntura que combate a dor e a inflamação.

 Acupuntura – caminhando por canais de energia

A acupuntura atua de forma bastante interessante. Ela busca o controle da energia estimulando pequeníssimos pontos espalhados pelo corpo. Para chegar até eles esta belíssima técnica chinesa trabalha com canais ou meridianos que constituem as vias pelas quais circula a energia humana. Segundo a crença chinesa é esta energia que nos faz vivos.

Acupuntura para os pés – A eletroacupuntura

Além da acupuntura que todos nós conhecemos, ainda há outra linha desta técnica. Trata-se de uma forma tecnológica mais avançada. É a eletroacupuntura. Ela é uma acupuntura que utiliza agulhas ligadas a aparelhos elétricos de forma a ampliar o campo de ação do tratamento.

Ela também trabalha com pontos do corpo e consegue excelentes resultados para tratar os pés.    A eletroacupuntura é usada nos casos em que a dor é muito intensa e mais constante e quando já se esgotaram as alternativas mais convencionais de tratamento.

O tratamento com a eletroacupuntura produz um estímulo melhor controlado e de atuação mais precisa, pois não é conduzido manualmente.

Acupuntura para os pés – Por que vale a pena?

A energia que percorre o corpo no decorrer do procedimento passa por todos os órgãos, vísceras e tecidos e manifesta seus efeitos através dos músculos, tendões, tecidos subcutâneos e pele. O que ocorre é que os pontos onde são inseridas as agulhas de eletroacupuntura e acupuntura são focos plenos de terminações nervosas. São os locais mais sensíveis de nosso corpo.

Estes mínimos toques liberam elementos químicos que circulam pelo corpo até 2 ou 3 horas após a aplicação. As substâncias liberadas relaxam e são analgésicas. Portanto vale muito a pena submeter-se às pequeninas picadas e choques em uma sessão que dura em torno de 20 minutos. A vantagem está nos resultados que garantem um corpo relaxado e sem dor. O efeito positivo continua a agir mesmo horas depois de terminada a terapia

O profissional acupunturista

Um fator importante a ser considerado no caso de buscar tratamentos alternativos como a acupuntura, a moxabustão e a eletroacupuntura é não deixar de preocupar-se com o profissional. É essencial que o acupunturista seja um médico especialista certificado.

Acupuntura para os pés e pelos pés

A acupuntura, moxabustão e eletroacupuntura são práticas excelentes para paliar problemas nos pés. Mas, não é só isto, há uma intrínseca ligação entre estes tratamentos e os pés. Esta ligação vai além de resolver as dores. O fato é que estes conhecimentos da cultura chinesa consideram o pé como um importante auxiliar para aplicação do tratamento. Isto é devido ao fato de nossos pés possuírem uma grande quantidade de pontos focais que favorecem a acupuntura.

O pé é um local onde concentram-se muitos pontos que se relacionam com os outros órgãos do corpo. Por isto é super comum utilizar alguns pontos dos pés para cuidar de outras partes do corpo.

A acupuntura para os pés é um tratamento sério que vem da cultura chinesa a qual devemos o máximo respeito. Seus resultados são reais e não devem ser considerados simpatias populares ou feitiços. É uma terapia fundamentada em tradições milenares experimentadas e seguras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *